Na tarde desta quarta-feira (28), o Prefeito Municipal, Marcos José Scorsatto, juntamente com o Secretário de Administração, Renato Reck e Secretária Adjunta, Paula de Oliveira, estiveram no Palácio Piratini para a assinatura do convênio de repasse no valor de R$ 114.000,00 referente a Consulta Popular.

Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu a Consulta Popular através da Lei nº 11.179, para que a população defina diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento estadual. Anualmente, o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as regiões, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

A Consulta Popular vai repassar R$ 2,16 milhões para melhorias na infraestrutura de 23 municípios gaúchos, esse repasse será feito em dezembro. O governador José Ivo Sartori, durante a solenidade mencionou: “acatar aquilo que é escolhido pela população é estar em sintonia com a vontade das comunidades de cada região” e mais “talvez para as prefeituras seja pouco recurso, mas não adianta colocar um montante expressivo e não conseguir pagar. Que a população tenha confiança naquilo que está escolhendo”, afirmou.

Para o Prefeito, Marcos José Scorsatto, esta é uma grande conquista, pois “a ação de recuperação de estradas do Município é de fundamental importância para a economia e para a manutenção de serviços básicos necessários para a população, tais como, escoamento da produção agrícola e pecuária, transporte escolar e melhores condições de trafegabilidade.”