Ato aconteceu nesta sexta-feira (30), em Soledade, e a caminhonete vai atender o interior de 11 municípios.

Em um trabalho conjunto entre os 11 municípios da região, foi efetuada a compra de uma caminhonete Amarok 0Km, modelo 2018, tracionada 4×4, com câmbio automático, que será utilizada no Patrulhamento Rural. O ato aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30/11, no palco Jesus Marodin, em Soledade, e vai atender as comunidades do interior.

A aquisição e licitação foi realizada por meio do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja). O investimento foi de R$ 169.290,00, dividido entre Soledade, Espumoso, Campos Borges, Fontoura Xavier, São José do Herval, Tio Hugo, Ibirapuitã, Mormaço, Alto Alegre, Itapuca e Tapera. Cada um destinou o valor de R$ 15.390,00.

O delegado de polícia, Guilherme Pacífico, ressaltou a importância desta decisão coletiva. “Ela vem para enriquecer o trabalho de proteção da sociedade, salvaguardando os produtores rurais, que carecem de uma atenção. Que esta atitude sirva de exemplo, pois quando todos se unem para o bem comum, somos mais fortes”, pontuou.

O capitão Cassiano Boscardin, comandante da 2ª Cia da Brigada Militar, informa que três homens treinados vão trabalhar na Patrulha Rural. “Esse efetivo precisa de segurança e por isso a importância da viatura ser blindada. Agradecemos a todos os envolvidos e garantimos que seremos incansáveis para levar a segurança ao interior”, garantiu.

Rodrigo Jacoby Trindade, prefeito de Mormaço e presidente da Amasbi, lembra que a demanda era um sonho antigo. “Há anos já tínhamos o patrulhamento, que desempenhava um trabalho importante, mas que foi desativado. Agora, com união, esforço e muita cobrança conseguimos trazer esta grande conquista para a região”, aduziu.

Volmar Amaral, presidente do Comaja e prefeito de Saldanha Marinho, salienta que, por ser um consórcio público multifuncional, possibilita atuar em diversas áreas. “Ficamos felizes em ver este grupo trabalhando juntos, incentivando a segurança pública. Com certeza criaremos uma região cada vez melhor com este trabalho em conjunto”, assinalou.

O prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, recordou que foram inúmeras reuniões, onde se esgotaram todas as possibilidades. “Surgiu a ideia de juntarmos forças, onde cada município fez um esforço grande para contribuir financeiramente para a compra. Também tivemos a colaboração da iniciativa privada, e todos, em união, conseguimos reativar a Patrulha Rural”, comemorou.

Por fim, o delegado regional da 24ª DPR, Jader Ribeiro Duarte, disse ser louvável esta maneira de fazer segurança pública, onde o interesse coletivo está acima de qualquer outra coisa. “Estaremos atentos aos crimes no interior, mas que igualmente repercutirá na área urbana. Sigamos com projetos desta natureza e esta união para outras ações”, concluiu.