Vacinação contra HPV iniciou

Iniciou na segunda-feira, dia 02 de março, a vacinação contra o HPV, para meninas de nove a 11 anos.
O público-alvo deverá procurar a Unidade de Saúde de segunda à sexta-feira, das 07h45min às 11h45min e das 13h às 17h, munido de carteira de vacinação e acompanhados dos pais ou responsáveis.
De acordo com a técnica em enfermagem Ana Burille, para garantir a eficácia da vacina, são necessárias três doses. A segunda será aplicada em setembro e a terceira em cinco anos.
De acordo com a técnica em enfermagem Ana Burille, no último ano a vacinação ocorreu para meninas de 11 a 13 anos e foram realizadas nas escolas. “Em 2014 o público-alvo foi meninas de 11 a 13 anos e nós íamos até as escolas para fazer a vacina, neste ano as meninas terão que vir até a Unidade de Saúde”, acrescentou.

O vírus HPV
Os Papilomavírus Humanos (HPV) são vírus capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais geralmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, subdivididos em de baixo e alto risco para câncer. 18 subtipos de alto risco estão relacionados ao câncer de colo de útero e outros tipos de câncer, e 22 estão relacionados às verrugas genitais. Os tipos 16 e 18 são os mais frequentemente relacionados ao câncer e os tipos seis e 11 os mais frequentemente relacionados às verrugas genitais.

 

Deixe uma resposta