A secretária da Saúde Marilde Zanette esteve participando nos dias 14, 15 e 16 de julho em Porto Alegre, do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2015 e do 27º Seminário de Municipalização da Saúde.
O Congresso que se estendeu ao longo dos três dias tinha como tema principal “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, o financiamento, as responsabilidades e as relações institucionais”.
Além disso, o Congresso proporcionou integração entre todos os secretários de saúde do estado e foi marcado pelas discussões acerca da busca de soluções para a superação do atual momento de crise no País, que tem afetado profundamente a saúde pública. Nesta oportunidade os gestores de saúde de todos os municípios uniram-se para somar esforços para reivindicar mais atenção à saúde e para atender ainda melhor a população.
Para a secretária da Saúde Marilde Zanette, o Congresso foi de grande importância. “Não estamos em momento de debate sobre a insuficiência de recursos, mas sim, para garantir os repasses mínimos para dar continuidade à estrutura que hoje está em funcionamento. Saímos do Congresso mais fortalecidos e com grandes esperanças, o Estado através do Secretário de Saúde João Gabbardo se comprometeu em repassar os recursos em dia a partir do mês de julho, e esperamos que isso se concretize”, enfatizou Marilde.