Na terça-feira dia 26 de maio, ocorreu Audiência Pública que tratou sobre o Plano de Saneamento Básico do município.

Os engenheiros Ambientais Jonas Pancontte e Adam Wiliam da Silva Trentin, da empresa JOPAN, vencedora do processo licitatório para a elaboração do plano no município, apresentaram um diagnóstico atual do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos.
O Plano de Saneamento Básico deve ser elaborado por todos os municípios até 2016, caso contrário, as prefeituras não poderão receber recursos federais para projetos de saneamento básico.
O engenheiro Ambiental Jonas Pancotte ressalta a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico. “O plano nada mais é do que uma proposição que o município precisa seguir para os próximos 20 anos, por isso que é necessária a participação tanto da Administração Municipal quanto da população. É através do plano que a gente vai saber a real necessidade do município para ver aonde devemos propor melhorias no sistema de saneamento básico e de resíduos sólidos. Estamos trabalhando na elaboração desde fevereiro”, comentou.
Pancotte ainda ressaltou que o Plano foi dividido em três etapas. “A primeira etapa foi o diagnóstico, que apresentamos nesta Audiência e os próximos passos são o prognóstico e a aprovação do plano e definição, que também serão apresentados em audiências públicas. A elaboração deste plano deve demorar em torno de três meses, onde estaremos elaborando diagnósticos para propor ações objetivas e metas programadas para os próximos 20 anos”, complementou Jonas.