Com mais de 600 propriedades rurais, Itapuca se destaca como um município essencialmente agrícola. O setor hoje representa 80% da economia do município, sendo a base para o seu desenvolvimento.

Através de produtores com perfil empreendedor, que apostam fortemente na agricultura, o município conta com a diversificação de culturas como sendo um diferencial.
Hoje os produtores apostam em gado leiteiro, erva-mate, soja, milho, suínos, aves, fumo, entre outras atividades. “A agricultura cresce a cada ano e o município vem investindo cada vez mais  no produtor, dando condições a eles para permanecerem na propriedade, melhorando sua qualidade de vida”, destacou o secretário de Agricultura, José Paulo Pancotte.
Hoje a Secretaria de Agricultura conta com uma patrulha equipada para oferecer aos produtores suporte necessário na sua propriedade.

Hoje a atividade leiteira está crescendo gradativamente e o que motiva os agricultores a apostarem na atividade é o fácil manejo e a boa lucratividade. Novato no setor, Edimar Lampugnane, da Linha Oitava Scheffer, aposta hoje em 24 vacas em lactação, produzindo em média 10 mil litros/mês. “Essa atividade além do fácil manejo, nos dá um retorno mensal. Realizamos melhorias constantes para podermos crescer ainda mais no setor”, destacou o produtor, que investirá nos próximos dias em uma sala de alimentação para os animais.

Produtor motivado
a investir na erva-mate

Uma das principais atividades do município é a erva-mate. Motivados pelos bons preços pagos pela arroba do produto, o produtor Albino Silvano Caproski, da Linha Capinzal, investe em mais de cinco hectares e colhe em média cinco mil arrobas por ano. “Um dos motivos de apostarmos na atividade hoje é o retorno que ela nos proporciona, além de substituir a fumicultura”, destacou o produtor, que tem o auxílio da esposa Santa Taborda Caproski.

Fumicultura ainda
predomina no município

Por contar com áreas pequenas de terras, os produtores têm apostado em atividades que requerem pouco espaço e uma delas é a fumicultura, que devido ao perfil das propriedades é a atividade predominante.
O produtor Moacir Borsatto, da comunidade de Linha Nona, tira da atividade seu sustento. “Mesmo sendo uma cultura um tanto sofrida para obter lucro, hoje é uma das que mais dá retorno na agricultura, por isso até que tivermos forças estaremos investindo”, salientou Moacir, que planta cerca de 30 mil pés de fumo.

Maternidade de suínos,
um diferencial no município

Há mais de 20 anos, Leonilton Gambatto, da comunidade de Linha Nona, investe na maternidade de suínos, um diferencial no município. Hoje Leonilton cuida de 360 fêmeas e realiza o carregamento de cerca de 400 leitões a cada 20 dias. “Investimos sempre em melhorias para termos uma atividade sustentável. Acreditamos neste setor e nossa intenção é investir mais”, destacou.

Dorigon aposta
fortemente na avicultura

Com o auxílio da tecnologia e motivado pelo bom retorno, o produtor Valdir Dorigon, da Linha Capinzal, aposta fortemente na avicultura. Dorigon é um dos primeiros produtores que investiu no aviário Dark House. “Nossa pretensão é investir ainda mais, pois é uma atividade que nos dá retorno todo o mês, sem precisar de muita mão de obra”, destacou o produtor, comentando que em breve estará investindo em um novo aviário.

Hortaliças como
 fonte de renda extra

Na comunidade de Linha Oitava, a família Pogere  aposta em hortaliças que são fornecidas para a merenda escolar no município. “Além de fornecer para a merenda, hoje temos uma grande procura da comunidade, não conseguimos dar conta da demanda”, disse Vera Lúcia Francescon Pogere. Com a ajuda do esposo Isair Pogere, Vera diz que a pretensão é ampliar a área de hortaliças para a comercialização. “É uma renda extra e que está dando muito certo, por isso nossa motivação para ampliar a produção”, destacou Vera.