Durante todo o ano letivo, em especial neste mês de novembro, as escolas desenvolveram atividades relacionadas a valorização do ser humano, buscando forma de diminuir qualquer tipo de discriminação, em especial a relacionada a cor da pele.

            Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros,  a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade.

            O próximo dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra no Brasil, data que é celebrada desde 2003 no país, sendo, inclusive, feriado em alguns municípios .A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura importante da história do Brasil, o líder do Quilombo dos Palmares que lutou bravamente pelos direitos e pela vida dos africanos escravizados no país.

            Buscando valorizar e exaltar a importância desta data, a Administração junto com a Secretaria de Educação e Esportes trouxe no dia de hoje 19 de novembro, uma apresentação teatral intitulada PASTOREIO, encenada pelo Grupo TOOBLOOK da cidade  de Soledade..

            A peça é baseada no livro “Pastoreio” que mostra o consagrado conto “ O Negrinho do Pastoreio” de João Simões Lopes Neto, de uma forma mais atual, mostrando os tantos “neguinhos” que vivem hoje em dia em tantos lugares e ás vezes não notamos ou não queremos notar.