Segundo recente determinação do Gabinete de Crise do Governo Estadual, o município de Itapuca foi classificado como bandeira preta no modelo de distanciamento controlado, e essa mudança implicará em maiores restrições no acesso ao sistema de saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Flávio Scorsatto, o atendimento odontológico ficará suspenso durante essa semana, e a volta desse serviço será reavaliada caso haja melhora nos índices da pandemia na região, e consequentemente seja adotada uma bandeira menos restritiva. Segundo o Secretário, o atendimento psicológico continua normalmente, mas de forma remota.

A Administração orienta que a população procure o sistema municipal de saúde somente em casos de urgência, ou para fazer a retirada de remédios fornecidos pelo poder público. “Se possível mandar um único membro da família fazer a retirada dos remédios para todos” ressaltou Flávio Scorsatto. Segundo ele, as datas para agendamento de exames e consultas ainda serão definidas, visando evitar grande fluxo de pacientes nas dependências do sistema de saúde durante a bandeira preta.

“Pedir para que as pessoas se cuidem ao máximo: usem máscara, usem álcool gel e mantenham o distanciamento social. Saiam de casa somente quando houver necessidade, e deixem as pessoas do grupo de risco em casa” orienta o Secretário.