Nesta sexta-feira, dia 06 de Agosto, às 09h, na Câmara Municipal de Vereadores irá ocorrer a reunião entre Secretaria de Agricultura, Prefeito Municipal e Conselho Municipal de Agricultura, tendo como pauta os Programas de Incentivos aos Agricultores do Município de Itapuca. Neste ato serão expostos os Programas que atualmente existem, bem como a Administração estará aberta para sugestões de novos Programas, visando sempre atender as reinvindicações feitas pela comunidade.

De acordo com o Prefeito Marcos José Scorsatto, “esta reunião serve para que sejam ouvidas as demandas e propostas do Conselho, esse debate é importante para a definição do que deve permanecer e o que pode ser alterado nos programas existentes, assim como a inclusão de novos incentivos para novos setores.”

Atualmente Itapuca tem vários incentivos e programas, dentre eles pode-se citar a Lei nº 2235/2017: Programa Municipal de Incentivo Agropecuário, que objetiva a melhoria e o aumento da produção agropecuária, sendo que, para o desenvolvimento do Programa, fica o Município autorizado a conceber aos produtores rurais auxílio na execução de terraplanagem, bem como para construções ligadas à atividade de avicultura, suinocultura e bovinocultura leiteira e de corte.

Lei nº 2335/2019: Programa de auxílio financeiro aos produtores rurais do município, propiciando a realização de melhorias nas condições de escoamento da produção, plantio, construção de açudes e ampliação/melhorias nas lavouras de propriedades rurais no município.

Lei nº 2281/2018: Cria o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino e concede incentivo especial a produtores de leite e de corte. O Município fica autorizado a conceder como forma de incentivo para o produtor rural na realização da inseminação artificial o uso do veículo, material de inseminação (luvas, bainhas, nitrogênio, termômetro, pinça, descongelador, cortador de palhetas, régua, aplicador universal), e o serviço Técnico especializado para realizar a inseminação sem custo. Caberá ao produtor somente o pagamento da dose de sêmen utilizado.

Lei nº 699/2009 – será repassado mensalmente, o valor de R$ 27,00 (vinte e sete reais), por inseminação realizada, mediante a apresentação de recibo em que seja determinado o serviço, o nome, endereço e inscrição estadual do Produtor Rural beneficiado.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Filipe Caproski explica que nesta reunião será aberto o diálogo e a escolha de um novo Conselho de Agricultura, “hoje nós percebemos também, que nem todos os setores estão tendo atendimento satisfatório, por isso é importante ouvir as demandas da comunidade para melhorar cada vez mais o atendimento. Erva-mate tem crescido, é necessário verificar as demandas dos produtores deste setor, assim como quem planta soja, ou quer investir em galpões. Por isso essa reunião é tão importante.” Finaliza o Secretário.