Produzido artesanalmente pelo Clube de Mães Unidas Venceremos, com o apoio de voluntárias, o tradicional biscoito de Itapuca agrada o paladar de todos que provam, além de hoje ter se tornado um símbolo do município.

Tudo iniciou no ano de 1972, há 42 anos, quando um grupo de mulheres se reuniu para formar um clube de mães, que era coordenado pela extensionista da Emater de Arvorezinha, Dalva Borsatto. “Como as mulheres mais idosas que residiam aqui na época faziam o biscoito para consumo, a Dalva nos fez a proposta que se produzíssemos biscoitos em maior quantidade ela levaria para Arvorezinha, comercializaria e nos repassava o valor da venda, isso tudo para arrecadarmos fundos para mantermos o grupo”, contou Edith S. Paludo, de 84 anos, um das mulheres que iniciou a produção de biscoito.
Aos poucos as mulheres foram desenvolvendo a ideia, o que resultou em um grande sucesso. “Havia uma procura muito grande pelos biscoitos, as pessoas que provavam gostavam muito e hoje ainda é assim”, comentou Edith.
Após a saída da extensionista Dalva, as integrantes do clube de mães deram continuidade ao trabalho e visitavam os municípios vizinhos para comercializar o produto, além de produzir em grande quantidade para comercializar nas duas festas principais do município, de Santo Antônio e de São Miguel. “Hoje as mulheres produzem de quatro a seis vezes por ano, isso mostra a evolução do biscoito em nosso município”, comentou Edith, destacando a honra em fazer parte da história que tornou o biscoito um símbolo de Itapuca. “Esta tradição deve ser desenvolvida ainda mais e a juventude deve dar continuidade”, salientou.
Para o grupo de mulheres, se reunir no salão paroquial de Itapuca para produzir os biscoitos é um prazer e uma alegria. “Além de estarmos trabalhando em prol da paróquia também estamos mantendo uma tradição de muitos anos e contribuindo para que o biscoito se torne cada vez mais um atrativo”, comentou Dionete Gambatto, uma das mulheres que auxilia hoje na produção de biscoitos.
Em virtude da tradição de produzir os biscoitos que levam o nome do município para toda a região, Itapuca ficou conhecida como a Terra dos Biscoitos. A produção de biscoitos motiva a união da comunidade. Para cada festa são recolhidos donativos junto as famílias, o encontro das mulheres e o trabalho em conjunto, sempre com muita alegria, reforçam os laços e conferem aos biscoitos o verdadeiro sabor da união.

Deixe uma resposta