No dia 05 de novembro de 2019, o município de Itapuca declarou pela segunda vez situação anormal caracterizada como “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA”, em toda a área rural do município de Itapuca, através do Decreto 057/2019, devido a fortes enxurradas.

Em função do evento adverso descrito, ou seja, fortes precipitações pluviométricas, houve prejuízos materiais expressivos para o município, pois acarretou danos na infraestrutura pública na área rural, danos no sistema viário, onde estradas, pontilhões e bueiros foram danificados.

Entre os principais problemas está a ligação de acesso da Comunidade da Coxilha Seca, a qual encontra-se obstruída por um enorme deslizamento.

De acordo com a Declaração da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento atingiu em torno de 284 famílias, em especial as famílias de baixa renda e com registro no CAD ÚNICO.

Para tanto, o Poder Público Municipal, disponibilizou todos os recursos materiais e humanos, de forma a mitigar os prejuízos e danos decorrentes da enxurrada em cumprimento ao que dispõe o Plano de Contingência de Proteção Civil local, tendo o COMPDEC agindo de forma a dar uma resposta ao desastre.