Na manhã de quarta-feira, dia 17 de junho, o prefeito de Itapuca, Airton Scorsatto esteve participando de uma audiência pública com o Governador, José Ivo Sartori, junto com uma comitiva liderada pelo Presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi. Na oportunidade foi realizada a entrega de dois documentos com reivindicações dos municípios.
As lideranças solicitaram a revisão dos atuais critérios de distribuição dos recursos do transporte escolar e a prioridade no repasse para os municípios. Outra pauta foi a retomada da tributação sobre lucros e dividendos dos grandes empresários, a partir de 2016, a fim de arrecadar em torno de R$ 40 bilhões. R$ 18 bilhões seriam para os estados e municípios e R$ 22 bilhões para investimento federal na área da saúde.
Por fim, a comitiva convidou o governador para a Jornada Municipalista, que será realizada no dia 31 de julho no Parque de Eventos da cidade de Arroio do Sal. A atividade é voltada para todos os prefeitos do Estado. Na oportunidade se fará presente o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, para tratar as ações do Ministério do Trabalho e o Deputado Federal Luiz Carlos Busato, para discutir a Lei 8.666/93. Essas atividades acontecerão durante a Festa do Pescador que inicia no dia 30 de julho e estende-se até o dia 09 de agosto.
Conforme Airton, além de estreitar os laços com o governo, a audiência tratou de temas que são relevantes para os municípios. “A AGM quer construir soluções para o enfrentamento da crise atual vivida pelos municípios e propor ao Governo Estadual ações conjuntas para viabilizar financeiramente as demandas da comunidade. Entre os pleitos entregues, está a necessidade de rever o valor do transporte escolar que é repassado pelo Estado, pois está muito defasado. Além disso, juntamente com a Famurs nós queremos buscar uma situação viável, com planejamento e negociação para os municípios”, explica Airton.
O Governador explicou que o Estado está com dificuldades para fazer investimentos, mas irá avaliar as solicitações. “Além disso, estamos montando uma operação para programas públicos com o intuito de repassar recursos para os municípios pequenos e gerar reforço na pequena agricultura”, esclareceu.