O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapuca está movimentado nesta semana com o curso de Artesanato – Introdução à Costura e Transformação das Peças do Vestuário, promovido em parceria com o Senar.
Sob a orientação da profissional de corte e costura Ana Cristina Truss Elicker, as participantes mergulharam em um conteúdo completo que vai muito além da prática: compreender a importância econômica da produção e o impacto positivo que o ato de aprender, criar e produzir pode ter na vida pessoal e profissional.
Iniciado na segunda-feira, 11 de agosto, e com encerramento previsto para amanhã, 14 de agosto, o curso oferece desde noções básicas até técnicas essenciais para o trabalho com costura. Entre os tópicos abordados estão:
- Introdução à máquina de costura – reconhecimento das peças, regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobina;
- Equipamentos e ferramentas necessários para a atividade;
- Medidas – reconhecimento e uso da fita métrica;
- Classificação e características dos tecidos e linhas – cálculo da metragem;
- Acabamentos – arremates, casas, botões, zíper, limpeza, chuleado, chuleio e aviamentos;
- Transformação – reformas, ajustes, troca de zíper, bainhas, reposição de cós e cerzido;
- Uso adequado do ferro de passar roupas;
- Cuidados com os tecidos – molhar para encolher, lavar, secar e passar.
Além do aprendizado técnico, o curso reforça o papel do CRAS e do Senar em oferecer oportunidades para mulheres que desejam se capacitar, abrindo portas para o empreendedorismo e geração de renda.