A Assistência Social centra esforços na prevenção de enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco sociais, por meio de intervenções territorializadas e com foco nas relações familiares e comunitárias, sendo assim,  o CRAS de Itapuca enquanto instituição pública e tendo como um dos  objetivos primordiais de promover o convívio e o fortalecimento de vínculos, através de atendimentos e acompanhamentos com trabalhos em grupos e individuais, está  desenvolvendo diversos projetos para atender e acompanhar a comunidade itapuquense.

Dentre os projetos está o SORRISO FEMININO, realizado em parceria com a Emater e que teve início no mês de setembro, o qual realiza encontros mensais nas comunidades rurais e sede do município, direcionado exclusivamente as mulheres de todas as faixas etárias, isto é, desde a adolescente até a  idosa, oferecendo durante os encontros momentos de descontração, informação, troca de conhecimento e experiências, oportunizando a convivência nos diferentes níveis de idade com muita alegria.

Dentre os objetivos deste trabalho estão: proporcionar um espaço de laser e socialização para as mulheres; oportunizar a geração de renda através do artesanato e culinária, promover o fortalecimento de vínculos, estimular o empoderamento das mulheres, fortalecer a autoestima, levar o conhecimento e a informação nos mais diversos assuntos, ofertar a possibilidade de participação nos grupos, sendo que os mesmos acontecerão em cada comunidade, dentre outros…

Durante todos o mês de setembro, parte da equipe do Cras esteve indo até as 8 comunidades do interior do município e mais um grupo na sede, para realizar o encontro com o grupo de mulheres. Na oportunidade por se tratar do primeiro encontro, a Secretária de Assistência Social, Adriane Nischespois Scorsatto, apresentou o projeto Sorriso Feminino a todas as participantes, em seguida a Assistente Social Rosangela Craco Reck falou sobre o que é, e qual a função da Assistência Social e do CRAS, sua equipe mínima exigida por lei e a atribuição de cada profissional dentro do CRAS,  bem como,  os programas PAIF, SCFV e Bolsa Família. Dando continuidade ao encontro, a Coordenadora do CRAS Alexandra D. Scheffer falou sobre os cursos que estão sendo ofertados junto ao Cras, dias e horários de cada um e como as pessoas interessadas devem proceder para participar dos cursos.

E para descontrair e proporcionar uma maior interação entre as participantes do encontro, a Psicóloga do Cras, Veronica Grolli realizou atividades de dinâmicas, com rodas de conversas sobre a autoestima e o valor cada uma.

Ao final de cada encontro foi servido um lanche de confraternização e após entregue um questionário de avaliação do encontro.

Para os encontros do mês de outubro, foi realizando uma parceria com a Secretaria de Saúde, onde equipe de profissionais estarão realizando atividades alusivas a Campanha de Prevenção a Saúde  da Mulher – Outubro Rosa, que é o mês representativo para a causa de prevenção ao câncer de mama e demais, além de outras atividades que estarão sendo desenvolvidas durante a tarde.

E para o dia 28 de outubro estaremos realizando um encontro para todas as mulheres do município, será uma tarde especial dedicada a elas, encerrando assim, as atividades alusivas ao Outubro Rosa.

Cronograma com as datas e locais dos encontros do mês de outubro:

Inicio: 13:30h        Término: 16:00

Data Comunidade
02 Linha Campo Bonito – São Carlos
06 Linha Campo Bonito – São Jorge
09 Linha Sétima
11 Linha Formagini
16 Linhas Oitavas (encontro Scheffer)
19 Sede e Capinzal
23 Linha Araponga
25 Linha Nona
27 Linha Coxilha Seca e Linha Décima

Deixe uma resposta