Hoje, o Teatro São João, em Taquari, está sendo palco do Seminário Regional de Turismo – Vale do Taquari: Perspectivas no Turismo. O evento reúne autoridades, especialistas e representantes do setor para debater caminhos e oportunidades de fortalecimento do turismo cultural, rural, gastronômico e de hospitalidade na região.
A programação iniciou às 9h com recepção e coquetel, seguida da abertura oficial. Durante a manhã, palestraram o secretário de Cultura do RS, Eduardo Loureiro, o coordenador do Sistema Estadual de Cultura/Sedac RS, Rubinho Oliveira, o diretor adjunto de promoção e competitividade da Setur RS, Rodrigo Santos, e a coordenadora de regulação e qualificação da Setur RS, Sandreli Bandeira. Também foi destaque a palestra do escritor André Vanderlei da Silva, ao lado da coordenadora de cultura Sabrina Pereira de Freitas, que apresentaram o tema “Taquari: um lugar com muita história”.
No turno da tarde, os participantes acompanharão o tour pela Lagoa da Armênia e a apresentação sobre a Rota Açoriana do Legado Luso-Brasileiro, com o pesquisador da Unisinos Marcelo Vianna Batista. Em seguida, dois painéis temáticos movimentam a programação: Hospitalidade, com representantes do Hotel Hengu, Taiji Garden e Cabana Bela Montanha, e o Polo Gastronômico, que abordou a influência das imigrações Alemã, Italiana e Portuguesa na culinária regional, com a participação de empreendedores locais como Dona Chica, Vivenda Altos da Glória e Restaurante Saborear.
Estão presentes no encontro a Secretária da pasta de Turismo Sirlei de Lima e Administradora Adjunta, Fernanda Lima da Luz Gambatto, e membros do Conselho de Turismo, reforçando a importância da integração entre poder público e comunidade no desenvolvimento do setor. O Seminário Regional de Turismo evidencia o potencial do Vale do Taquari e a necessidade de unir forças para transformar a região em referência no turismo cultural, gastronômico e de experiências.
