Prefeito estuda medidas que minimizem problemas enfrentados devido à falta de policiamento efetivo

A escassez de policiamento na cidade estimula a Administração Municipal a pensar em soluções

Em matéria produzida pelo Eco Regional há duas semanas, na edição 771, moradores e comerciantes de Itapuca destacaram a insegurança pela falta de policiamento motivada pela crise no Estado.

Apesar do problema não depender diretamente da Administração Municipal a questão da segurança pública é uma das prioridades do atual prefeito, Marcos Scorsatto. Por isso, ele se reúne com autoridades municipais, regionais e estaduais, além de moradores e comerciantes para discutir soluções que minimizem os problemas de seguridade enfrentados. “Estamos buscando audiências com o comando geral da Brigada Militar e a Secretaria de Segurança Pública. Um trabalho a nível regional com os municípios que fazem parte do G-10 está sendo desenvolvido, até porque a situação crítica na segurança não é um problema presente somente em Itapuca”, analisa Marcos.
Itapuca tem o posto da Brigada Militar fechado há mais de um ano, ou seja, inexiste soldado efetivo. O município depende da companhia de Soledade que também enfrenta dificuldades devida à falta de mão de obra policial.
O policiamento escasso reflete diretamente na população que fica apreensiva, assim como autoridades que se vêm impossibilitadas de resolver a situação imediatamente. Alguns delitos nem recebem registro, o que dificulta mensurar precisamente o aumento da criminalidade.
Ainda assim, conforme Marcos, em análise ao sistema da Secretaria de Segurança Pública, os furtos, crimes em áreas urbanas e rurais, assim como depredações a patrimônios públicos tem aumentado significativamente e gradativamente. “Toda semana está acontecendo algum furto. Estimamos um aumento de 500% na criminalidade”, revelou.

Medidas devem ser tomadas
Em conversa com o comandante da Brigada Militar de Soledade ele viu a sinalização de um possível retorno de efetivos ao município, porém ainda não existe algo concreto. Devido a isso, juntamente com sua equipe de governo, é traçado estratégias para auxiliar na resolução do problema.
Uma medida discutida é melhorar a segurança local, pensando na viabilidade de contratar-se uma empresa privada que preste o serviço dentro do perímetro urbano, além da instalação de câmaras em pontos estratégicos da cidade. “Estamos fazendo levantamentos de custos e solicitação de orçamentos à prestadoras destes serviços. Assim que tivermos os orçamentos em mãos analisaremos a viabilidade econômica que o município tem para investir, além do interesse das empresas locais em auxiliarem no serviço”, contou o prefeito.
A data para a efetuação e o início do serviço é impreciso pois, além de analisar orçamentos, é preciso que seja aprovado pelo Poder Legislativo. De acordo com o prefeito dependendo do valor imposto para realização do serviço pode ser feito algum corte de gasto para viabilizar o subsídio.
Marcos enfatiza que o município tem condições financeiras de manter a efetividade da Brigada Militar na cidade, fazendo um trabalho preventivo. Por isso suplica à Secretaria de Segurança do Estado pela reabertura do posto policial.
Mas, diante da dificuldade de se conseguir a reabertura, o prefeito vê como medida paliativa a troca do comando regional do município. “Queremos ser atendidos pela companhia de Arvorezinha que se localiza próximo de Itapuca”.