As agentes de saúde juntamente com a técnica em enfermagem Maria Cristina dos Santos Locatelli estão participando do Curso Caminhos do Cuidado, em Fontoura Xavier. Esta atividade visa orientar as participantes sobre assuntos a serem tratados com jovens no município.

Com base nisso, as participantes precisam realizar um trabalho de conclusão e apresentar para a Unidade de Saúde e comunidade. Para isso, foi realizado no sábado, dia 06 de setembro, uma Roda de Prosas, com jovens do município, no Salão Paroquial.
O encontro, que teve como tema “Saúde Mental e Drogas” foi coordenado pela técnica em enfermagem Maria Cristina dos Santos Locatelli e contou com a participação de jovens e da secretária da Saúde, Marilde Zanette.
De acordo com Maria Cristina, o primeiro encontro foi muito válido, aonde os participantes interagiram e se aprofundaram sobre o tema. “Procurei não palestrar e sim interagir com eles, fazendo dinâmicas e trazendo eles para dentro do assunto abordado”, explicou. Já para a secretária da Saúde Marilde Zanette, o encontro superou todas as expectativas. “Nós buscamos sempre trabalhar a prevenção e foi neste sentido que realizamos o encontro, que foi muito aproveitado pelos participantes”, explicou.
Conforme Maria Cristina, mais Rodas de Prosas serão realizadas, com alunos das escolas municipais e estaduais. “No mês de novembro queremos retomar com a Roda de Prosas. Estou programando a próxima para abordar os seguintes temas: álcool e drogas, sexualidade, saúde mental e planejamento familiar. O nosso objetivo é reduzir os danos causados por estes fatores. Não queremos proibir, até porque não conseguiremos, mas sim buscamos evitar”, frisou Maria.

 

Deixe uma resposta