Com o apoio da Administração Municipal, Secretaria de Educação e Esportes e a Agência Sicredi de Itapuca, nossa Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski participou no dia 17 de outubro da Tacinha Sicredi – Modalidade Caçador, com alunos e professores do 1° ao 5° ano do turno da manhã.

Tanto as disputas esportivas quanto a prática de esportes têm um reconhecido potencial para desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Na prática do esporte, o desenvolvimento de todas essas habilidades fica ainda mais evidente, sendo acrescentado o desenvolvimento de outras habilidades como: respeito, persistência, colaboração, planejamento para atingir objetivos, autoestima e autoconfiança.

A ampliação dos estudos acadêmicos na área da prática esportiva revela que, além das habilidades socioemocionais, os esportes contribuem também para o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. Dois aspectos marcadamente afetados de forma positiva pela prática de esportes são a atenção e a memória. Além disso, o favorecimento do desenvolvimento motor da criança na primeira infância é determinante para facilitar o processo de alfabetização. A coordenação motora bem desenvolvida será fundamental para a aquisição da escrita.

Obrigado a todos os envolvidos pelo empenho e dedicação para com nossos jovens.