O investimento na avicultura vem sendo uma das alternativas para aumentar a rentabilidade do produtor agrícola. As pequenas propriedades, que encontram dificuldades em aumentar sua produção e seu faturamento em função do seu espaço encontram na avicultura uma forma de potencializar os resultados das propriedades.

O valor investido na construção de aviários em Itapuca ultrapassa o valor de R$ 7.330.000,00 (sete milhões trezentos e trinta mil reais). Na propriedade de Adelar Portella de Lima a instalação permite o alojamento de 79.200 animais. Na propriedade de Valdir Gasparin Dorigon 86.400 animais, Josemar Gambatto 79.200 e na propriedade de Willian Scorsatto 48.000 animais.

Ao todo são sete novos aviários construídos.

Para incentivar o crescimento da produção primária, bem como expansão das atividades e consequente aumento na economia, emprego e renda, a Administração Municipal possui o Programa de Incentivo Agropecuário, regulamentado através da Lei Municipal nº 2235, de 23 de agosto de 2017, a qual prevê auxílio mediante pagamento de determinado valor por m² de edificação, desde que preenchidos os requisitos necessários e apresentação da documentação exigida; bem como auxílio para execução de terraplanagem, com o pagamento de determinado valor referente as horas máquinas ou poderá ser realizado o serviço através de maquinário de propriedade do Município ou terceirizado por ele, desde que haja disponibilidade financeira e de máquinas, sendo que se realizado pelo Município, o produtor não terá direito a receber o auxílio em espécie.

O requerimento ao auxílio de terraplenagem deverá ser feito em tempo anterior à execução da obra, assim como, o requerimento em relação aos auxílios das construções deverá ser feito em até 30 dias após a primeira venda de animais, para que o Município possa ter tempo hábil a fim de analisar a viabilidade orçamentária do incentivo, verificando sua disponibilidade econômica e financeira para a concessão.

Esse incentivo dado pelo Município visa o crescimento da produção primária, com consequente melhora no índice de participação de ICMS e aumento no fundo de participação do Município.

Para o Prefeito Municipal, Marcos José Scorsatto, “Itapuca possui sua atividade essencialmente agrícola, a maior parte do retorno de ICMS que temos é obtido através da atividade primária, representando a produção, extração animal e vegetal 93,90% do Índice de Participação do ICMS para 2021. Isso significa que quanto mais produção, mais retorno teremos para o Município. Hoje, contamos com vários programas e auxílios aos produtores rurais municipais, como também temos incentivos sob as diversas formas à empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços e incentivos ao comércio local, buscando o desenvolvimento de todas as áreas. O momento atual é difícil, diante da crise sanitária que estamos vivendo, mas com cuidado e gestão dos gastos, estamos conseguindo realizar uma boa administração, com o desenvolvimento econômico e social de Itapuca”.