Outubro Rosa

Itapuca está promovendo neste mês, a Campanha de Incentivo à Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. No decorrer de todos os dias, a Administração Municipal está realizando diversas atividades, com a colaboração dos funcionários e profissionais da saúde, educação e assistência social.

Em todos os dias são realizadas palestras na sede e nas comunidades do município sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero, administradas pelos médicos da Unidade Básica de Saúde: doutor Jhonatan Presotto e Idania Iraida Diáz Hernández.
O objetivo da campanha é conscientizar um número cada vez maior de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. As atividades tiveram início no dia 01 de outubro e encerramento no dia 31, com mateada, palestra motivacional, gincana, lanches, apresentação do Grupo das Vitoriosas e brincadeiras,. Além disso, haverá rodas de conversa com grupos de funcionários e profissionais da Saúde, sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Conforme a secretária da Saúde, Marilde Zanette, os munícipes estão participando dos encontros. “Estamos conscientizando as participantes da importância de realizar o exame de mamografia, que é oferecido pela Secretaria de Saúde. As pessoas que nunca realizaram, podem se dirigir até a Unidade de Saúde e marcar o seu exame”, frisou.

Outubro Rosa mobilizou comunidade
Desde o início do mês, quem chega a Itapuca encontra o município em tons de cor-de-rosa. As Secretarias da Saúde, Assistência Social e Educação, decoraram os postes com um laço rosa, além de bandeiras expostas na Prefeitura Municipal e em frente à Praça.
Também, os educandários e secretarias municipais aderiram ao Outubro Rosa. Para a secretária Marilde, isso é de extrema importância, pois os alunos do primário já estão se interessando pelo assunto. “Os alunos do primário já questionam os professores, o porquê do rosa, em todos os locais. Isso é muito gratificante para nós, pois foi realizado um trabalho de preparação para realizarmos essas atividades”, finalizou.