O município de Itapuca recebeu a implantação do segundo Caminho Autoguiado do Vale do Taquari, denominado de “Caminhos de Itapuca”. A inauguração aconteceu no domingo (18), e reuniu cerca de 80 pessoas de diversas cidades para prestigiar um passeio que iniciou com café da manhã típico local. Após, uma caminhada parcial do trecho de 10 quilômetros, contemplando a fauna, flora, cascatas, igrejas, arroios e casas antigas, almoço delicioso e na parte da tarde visita a outros atrativos turísticos.

Ao todo o trajeto conta com 27,9 quilômetros, totalizando aproximadamente sete horas de caminhada, considerada de nível leve a médio. Cada participante recebeu uma caderneta, que é carimbada em cada trajeto realizado.

Coordenado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) o projeto prevê a instalação de um Caminho Autoguiado em cada município associado à entidade. Em Itapuca a iniciativa tem a parceria da prefeitura municipal, Passeios na Colônia, através do seu idealizador Alício Assunção e da ONG Anda Brasil.

Os Caminhos Autoguiados faz parte do Circuito dos Caminhos Internacionais da Natureza e tem o intuito de proporcionar aos caminhantes percorrer trajetos sem condutores, orientando-se apenas pelas placas de sinalização; oferecer exercícios para o corpo e a mente em trajetos por caminhos rurais; elevar a autoestima das comunidades visitadas; gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato; proporcionar momentos únicos aos turistas e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes.

Conforme o presidente da AMTURVALES, Rafael Fontana, “com a implantação dos Caminhos Autoguiados queremos valorizar e divulgar os nossos atrativos naturais e empreendimentos locais, bem como oportunizar caminhos estruturados e sinalizados aos caminhantes, estimulando com ações a prática do turismo regional”, destaca.

Em Itapuca a prefeitura municipal foi determinante na parceria para a implantação do projeto, disponibilizando total apoio na sua execução.

Segundo o prefeito, Marcos Scorsatto, “a parceria com a AMTURVALES foi exitosa. Já estamos estruturando o segundo Caminho em Itapuca, em função do potencial que o município possui em belezas naturais. Com isso daremos sequência no desenvolvimento do turismo local, agregando valor a nossa economia”, destaca.

Para Alício, coordenador do projeto, “este é mais um passo para propiciar aos caminhantes lugares maravilhosos em meio à natureza bem como para estimular hábitos saudáveis e viver experiências inesquecíveis”, ressalta.

Interessados em participar dos “Caminhos de Itapuca” devem entrar em contato pelos telefones: (51) 9 9583-2672, (51) 3613-3160, (51) 9 9516-3016 ou (51) 9 8057-4088.

Texto: AMTURVALES

FONTE: AMTURVALES

Participantes puderam contemplar as belezas naturais do município, entre elas a Cascata do Galo.                                      FONTE: DIVULGAÇÃO