Durante o mês de abril, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski, dentro da disciplina de Matemática, coordenados pela Professora Zozielli da Luz da Silva, participaram de uma proposta pedagógica que uniu cultura, criatividade e conhecimentos matemáticos: a confecção e vivência do Adúgo, tradicional Jogo Indígena Brasileiro, também conhecido como “O jogo da Onça e os 14 Cachorros”.
A atividade teve como ponto de partida o estudo dos Sistemas de Numeração dos povos Tupi-Guarani e Munduruku, permitindo ampliar a compreensão de que a Matemática está presente em diversas culturas e se expressa de maneiras singulares e ricas.
A construção do tabuleiro — que envolve o uso de formas geométricas planas, simetria, medidas com régua, organização espacial e relações de proporcionalidade. Utilizando materiais recicláveis para a confecção do jogo, os alunos também exercitaram a consciência ambiental e a valorização do reaproveitamento de recursos. Mais do que uma atividade lúdica, a proposta reafirma o papel da escola como espaço de valorização dos saberes indígenas, do protagonismo estudantil e da construção de uma Matemática viva, significativa e conectada à realidade dos nossos educandos.