Foram realizados no dia 06 de Dezembro, nos alunos da rede municipal de ensino, os testes oftalmológicos alusivos ao projeto “De olho no Futuro” desenvolvido pelo Município de Itapuca através da Secretaria de Administração, Educação e Saúde.

Estes testes utilizam tecnologia de ponta a ponta, sendo que, através de um equipamento portátil é possível detectar problemas oftalmológicos relacionados a refração em apenas seis segundos e sem a necessidade de dilatação da pupila. Neste diagnóstico inicial será possível detectar seis fatores de risco: a Miopia (má visão à distância), Hipermetropia (desfoque de objetos próximos), Astigmatismo (todos os objetos, tanto próximo, como distantes, ficam distorcidos), Anisometropia (condição refrativa que pode afetar a visão binocular nos casos em que existe diferença entre de dioptria considerável entre os dois olhos), Estrabismo (distúrbio que afeta o paralelismo entre os olhos que apontam para direções diferentes), e Anisocoria (tamanho desigual das pupilas, apresentando sensibilidade a luz, dor ou visão embaçada).

O Prefeito Municipal, Marcos José Scorsatto e o Secretário do CONSISA, Nilton Rolante, acompanharam a realização dos testes. As crianças que apresentarem qualquer alteração será comunicado aos pais e, caso necessário, o Município ofertará encaminhamento gratuito para consulta com médicos oftalmologistas e fornecimento de óculos e lentes.