PROJETO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM AÇÃO

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).
Dentre os serviços ofertados pelo CRAS, está o projeto Crianças e Adolescentes em Ação, com encontros semanais, em turnos inversos ao escolar, atualmente divididos em 3 grupos de acordo com as idades dos participantes. Para cada encontro uma atividade diferente é desenvolvida. Nesta semana o tema trabalhado foi A FAMÍLIA, abordando suas transformações ao longo dos tempos,  a sua importância na formação social das crianças e adolescentes, como primeira identidade social responsável pela proteção e socialização destes, também o significado de cada fase deles. Utilizou-se para tanto vídeos, artigos científicos, roda de conversa, confecção de cartazes e dinâmicas de grupo para investigar o papel que a família exerce na formação social dos participantes.  De acordo com a psicóloga Veronica Groli, responsável pelo desenvolvimento do projeto, com o assunto trabalhado, é possível afirmar que é no seio da família e da comunidade que as crianças e os adolescentes constroem suas relações primárias que são definidas como primordiais para seu desenvolvimento.

Os encontros acontecem da seguinte forma:

Grupo “Adolescentes em Ação” – segunda feira  – turno manhã – horário 08 horas as 11 horas –  adolescentes de 14 anos a 16 anos.

Grupo “ Crianças e Adolescentes em Ação” –  segunda feira – turno tarde –  horário 13 horas as 16 horas –  crianças e adolescentes de 11 a 16 anos.

Grupo “Crianças e Adolescentes em Ação” –  terça feira – turno manhã – horário 0 8 horas as 11 horas – crianças e adolescentes de 11 a 13 anos.

 

 

Deixe uma resposta