Valor de cerca de R$ 170 mil será dividido entre 11 municípios e será repassado ao Comaja.

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 12/09, na sede da Entidade em Soledade, para definir a compra do veículo para a Patrulha Comunitária Rural. Participaram também da reunião o Promotor Diego Prux, o Capitão Boscardin e o Tenente Gilberto da 2ª Cia da Brigada Militar.

Durante o encontro os prefeitos bateram martelo sobre o valor que cada município repassará para o Comaja – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Botucaraí, que realizou a licitação e irá comprar o veículo. O investimento de R$169.290 será dividido entre 11 municípios, destes, dez que integram a Amasbi: Soledade, Espumoso, São José do Herval, Campos Borges, Fontoura Xavier, Tio Hugo, Ibirapuitã, Mormaço, Alto Alegre e Itapuca, e Tapera, que não faz parte da Associação.

Cada município irá destinar o valor de R$ 15.390 para a compra do veículo Amarok. Além disso, serão investidos ainda R$ 12 mil para compra de armamento, valor destinado pela Aprosol, e R$ 52 mil para a blindagem, que será repassado pelo Sicredi.

Conforme o Capitão Boscardin, a licitação feita pelo Comaja, levou em consideração características próprias para que o veículo pudesse ser utilizado pela Brigada Militar. “Nos repassamos para o Consórcio as especificações necessárias, como a potência do motor ser superior a 180 cavalos, câmbio automático de 8 marchas, tudo isso para possibilitar o recebimento da blindagem, bem como o melhor desempenho, agilidade e segurança dos policiais enquanto estiverem atuando na patrulha”, afirmou.

O Promotor Diego Prux, que também integra o Grupo Gestor de Segurança de Soledade, comemorou a decisão dos prefeitos. “Essa ação é fundamental para toda a região. Agrega a participação comunidade e dos municípios, pois, enquanto os prefeitos estão adquirindo o veículo, a sociedade está colaborando com a blindagem e aquisição de armamento”, pontuou.

Segundo o presidente da Amasbi e prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, a Patrulha Comunitária é uma reivindicação antiga da comunidade regional. “Todos estavam esperando por essa decisão, tendo em vista que a licitação do veículo já foi feita. Apesar do investimento ter ficado um pouco acima do esperado, devido as características necessárias, definimos os valores do rateio. Nossa região precisa de mais segurança, e este trabalho em conjunto vai proporcionar isso, principalmente à população do interior”, comemorou.

Devido aos trâmites legais, para assinatura dos contratos dos municípios com o Comaja, ainda não está definida a data de início dos trabalhos da Patrulha Comunitária Rural. “Esperamos que seja em breve, vamos fazer o possível para acelerar esse processo de assinatura e pagamento, para posteriormente fazer a blindagem do veículo, e para assim efetivamente entrar em operação”, finalizou Rodrigo.