O Prefeito Municipal e, também, Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari, Marcos José Scorsatto, participou no início da tarde desta terça-feira (30) da solenidade de Instalação da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos do Estado do Rio Grande do Sul. O Deputado Vilmar Zanchin (MDB) assumiu a presidência da Frente Parlamentar. Representando a Mesa Diretora, o Deputado Clair Kuhn (MDB) promoveu o ato de instalação da Frente Parlamentar, ao lado da Vice-Presidente da Assembleia, Deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que também é do conselho diretivo da Casa. 

Ex-Prefeito de Marau, o Deputado Vilmar Zanchin destacou que a solicitação da Frente Parlamentar foi encaminhada pelo Prefeito Cássio Nunes Soares, de Pantano Grande, que preside a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp). Zanchin destacou a importância da aliança entre os Prefeitos, através dos 34 consórcios no RS, antecipando que a Frente Parlamentar atuará no sentido de “fomentar novos consórcios e acompanhar a legislação que regulamenta a atividade, não só o que tramita na Assembleia e pode afetar os consórcios, mas com o olhar no Congresso Nacional, uma vez que a regulamentação é federal, como a lei 11.107, de 2005, e outros decretos”. 

Disse, ainda, que o grupo parlamentar estará atento “para observar o que está na legislação e trata da atividade dos consórcios públicos”. Ele carrega a frustração de não ter conseguido a adesão de Marau, no período em que foi Prefeito, ao consórcio da região de Passo Fundo, o que foi formalizado em 2017, mas destacou a importância dessa associação entre os Prefeitos para reduzir custos na compra de serviços e bens, com repercussão em novos investimentos para a comunidade. Uma das metas da Frente é fortalecer os consórcios em atividade e a formação de novos consórcios, antecipou. 

Depois de instalada a Frente Parlamentar, o deputado Clair Kuhn (MDB) comentou a atuação da Famurs e das lideranças municipalistas, para impulsionar ações em favor das prefeituras em áreas estratégicas, como medicamentos, energia elétrica e pavimentação, além de outros serviços, através de ações regionais. 

O ato de instalação da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos registrou também a presença  da Prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi, e dos Prefeitos de Sobradinho, Armando Mayerhofer; de Jaguarão, Favio Telis; de Palmeira das Missões, Evandro Massing; de Restinga Seca, Paulinho Salerno; de Ibiaçá, Ulisses; de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé; e Condor, Valmir Land, assim como do Ex-Prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, presidente da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos, assim como executivos de consórcios e assessores jurídicos. 

Também os Deputados Faisal Karam (PSDB), Carlos Búrigo (MDB) e Paparico Bachi (PL) prestigiaram a solenidade. 

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.