Marcos Scorssato (DEM) pretende otimizar gastos públicos em todos os setores

Ainda sem poder utilizar o novo Centro Administrativo, inacabado, e com 57 servidores em férias, o prefeito Marcos Scorssato (DEM) convocou os vereadores e a imprensa, no fim da tarde dessa quinta-feira, dia 2, para informar sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.
O encontro ocorreu na sede da prefeitura. O chefe do Executivo anunciou medidas para equilibrar as contas, entre elas instituir controle e otimizar o uso de espaços e de recursos, reduzindo cerca de 20% dos gastos das secretarias.
De acordo com o prefeito, o saldo de R$ R$ 489 mil deixado pela administração anterior é irrisório diante dos empenhos e das contas a pagar, que chegariam a R$ 682,6 mil. Ele cita a recuperação de máquinas, compra de pneus, folha de pagamento, entre outros. “Sem contar na reforma da escola municipal, que ainda não tem projeção.”
A estimativa de orçamento para o ano, antes previsto em R$ 12,6 milhões, deve ser reduzida, avisa o prefeito. “Pelo momento atual, farei as medidas necessárias para que o município ande da melhor forma possível”, afirma Marcos. “Cada cidadão terá também que participar dessa mudança.”
A primeira medida a ser tomada é o planejamento da situação de recursos, do Plano Plurianual, e da busca por orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP). Em meio a isso, o prefeito quer melhorar a questão da transparência de informações.

Ações planejadas
Segurança: instalação de sistema de câmeras de monitoramento; contratação de segurança privada;
Agricultura – nova lei de incentivo aos produtores; geração de emprego e renda – auxílios, instalações de empresas, em Campo Bonito.
Educação: ampliação e recuperação de escolas municipais, capacitação do quadro de funcionários; renovação da frota municipal; ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS);
Estradas: Obras de alargamento das vias rurais; asfalto entre Itapuca e Nova Alvorada.
Financeiro: convênio com a Receita Federal; programa de incentivo de emissão das notas fiscais; venda da folha de pagamento para uma instituição financeira.

Entre as ações para contenção de despesas
– Diminuição do número de escolas no interior, com poucos alunos, o que também reduziria o número de diretores e de vice; adequação do  transporte escolar, com possibilidade de turno único.
– Convênios com consórcios para prestações de serviços e aquisição material e medicamento.
– Renovar contratos sem reajuste.
– Dar preferência a diretor de departamento em vez de nomear secretários.
– Diminuir pagamento de horas extras e de diárias.
– Leiloar terrenos sem utilidade, máquinas e veículos.
– Atualização de cadastro de contribuintes do IPTU (cerca de 30% dos moradores não pagam);
– Controle em licitações; reestruturação de secretarias.

DESPESAS
Restos a pagar: R$ 174,6 mil
Direito Férias: R$ 35,6
Finalizar Centro Administrativo: cerca de R$ 60 mil
Contrapartida Centro de Convivência: R$ 187,3 mil
Pneus: R$ 120 mil
Mecânica e peças: R$ 125 mil
Total de despesas: R$ 682,6
Recursos Livres: R$ 489 mil.
Saldo = -193,6