Hoje o município realiza a coleta seletiva do lixo no perímetro urbano, três vezes por semana, sendo nas segundas e sextas-feiras o lixo orgânico e nas quartas-feiras o lixo reciclável. Porém, os resíduos recicláveis chegam à central de triagem misturados, o que está resultando no aumento do volume de materiais no aterro sanitário.

Diante da situação, a Secretaria de Meio Ambiente está buscando esclarecer à população a maneira correta da reciclagem do lixo, para que haja um maior índice de aproveitamento de resíduos recicláveis.
“Depois de um monitoramento ambiental, realizado pelo engenheiro ambiental Jonas Pancotte, percebemos o problema e a grande presença de resíduos especiais, que deveriam ser destinados para a fonte geradora e não para o aterro sanitário”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Pedro Magri Scheffer.
De acordo com o secretário, com o aumento significativo do volume de rejeitos destinados ao aterro sanitário, houve a diminuição da vida útil do local.
“Conforme os cálculos realizados com base na geração média de resíduos no município, estima-se que até final de 2015 a célula do aterro sanitário esteja com sua capacidade esgotada.
Dessa forma, pedimos que a população pratique corretamente a coleta seletiva, obedecendo ao cronograma de recolhimento estabelecido pela Administração Municipal”, explicou Pedro.
O secretário destacou ainda que está sendo estudada pela Secretaria de Meio Ambiente a criação de legislação específica que aborde o manejo dos resíduos sólidos, como geração, coleta, transporte e destinação, no município. “Junto com isso estamos analisando a criação de penalidades para os infratores que não obedecerem à legislação, através da aplicação de notificação, termo de infração e multa.
Com uma coleta seletiva realizada de maneira correta, a quantidade de material reciclado aumentará, bem como a vida útil do aterro sanitário, fazendo com que essa atitude ambiental praticada pela população ocasione em benefícios para a própria população. A prática da coleta seletiva também visa contribuir com a limpeza da cidade, harmonizando com o bem-estar da sociedade, por isso pedimos para que a comunidade contribua”, finalizou Pedro.

 

Dias da coleta seletiva do lixo:
Segundas e sextas-feiras- lixo orgânico
Quartas-feiras- lixo reciclável
O que deve ser destinado para a coleta seletiva
Lixo seco
Papéis, plásticos, vidros e metais
Lixo orgânico
Restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, borra de café, erva-mate, papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, roupas, podas de jardins domésticos, entre outros.
O que não deve ser destinado para a coleta seletiva?
Resíduos especiais:
Óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, eletrônicosm entulhos de construção, pneus, embalagens de agrotóxicos e produtos veterinários.

Deixe uma resposta