Para amenizar a situação vivenciada pelas atividades agropecuárias devido à falta de água, a Administração Municipal vem trabalhando para solucionar esses problemas. Com esse intuito, o Poder Executivo Municipal forneceu, de forma emergencial, auxílio de até 15.000,00 (quinze mil reais) para perfuração e instalação de poços artesianos, bem como, dispensou o pagamento de horas máquinas necessárias para efetuar os valos e para canalização da rede de água, exclusivamente dos poços artesianos até a instalação agropecuária de grande porte.

Os auxílios foram autorizados mediante aprovação do Poder Legislativo e ocorreram devido à situação de emergência decorrente da Estiagem, declarada através do Decreto nº 02 de 07 de Janeiro de 2022, pois o Município de Itapuca teria grandes perdas caso as atividades de Avicultura, Suinocultura, e/ou Bovinocultura fossem interrompidas pela falta de água.

Foram autorizadas 12 concessões de auxílio para produtores que possuem estabelecimentos agropecuários de grande porte, sendo que, até o presente momento, a Administração Municipal já realizou o pagamento de 08 auxílios. Com essas ações emergenciais, buscamos amenizar os prejuízos causados pela falta de água.