No dia 16 de Julho de 2020, o município de Itapuca decretou novamente situação anormal caracterizada como “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” através do Decreto nº 51/2020, devido as fortes enxurradas que afetaram parte da área rural do Município.

As chuvas intensas ocorreram no início do mês de julho de 2020, num acumulado para o período de aproximadamente 320mm, tendo os dias 07 e 11 de julho de 2020 como os dias em que as precipitações foram ainda mais intensas, num volume para o dia 07 de julho de 110mm e o dia 11 de julho de 100mm que acarretou elevações dos níveis das águas dos rios e córregos, uma vez que o solo já se encontrava encharcado. Os volumes de chuvas que caíram, ultrapassaram as médias históricas registradas.

Em função disso, houve prejuízos materiais expressivos, como danos na infraestrutura pública na área rural, bem como no sistema viário, onde estradas e bueiros foram danificados.

Com o Decreto nº 13, de 20 de março de 2020, declarando situação de emergência em virtude da estiagem ainda em vigor, o município agora decreta situação de emergência em virtude das enxurradas. Não podemos deixar de citar, que além de tudo, o município ainda se encontra em estado de calamidade pública decorrente do surto epidêmico de Coronavírus (COVID-19), declarado pelo Decreto Municipal nº 14, de 20 de março de 2020. Com certeza está sendo um ano totalmente atípico e difícil para todos.

Deixe uma resposta