Para amenizar a situação vivenciada pelas atividades agropecuárias devido à falta de água, a Administração Municipal vem trabalhando para solucionar esses problemas. Com esse intuito, o Poder Executivo Municipal fornece auxílio de até 15.000,00 (quinze mil reais) para perfuração e instalação de poços artesianos, bem como, dispensa o pagamento de horas máquinas necessárias para efetuar os valos e para canalização da rede de água, exclusivamente dos poços artesianos até a instalação agropecuária.

Os auxílios são autorizados mediante aprovação do Poder Legislativo e devido a situação de emergência decorrente da Estiagem, declarada através do Decreto nº 02 de 07 de Janeiro de 2022, o Município de Itapuca terá grandes perdas caso as atividades de Avicultura, Suinocultura, e/ou Bovinocultura, sejam interrompidas pela falta de água. Até o momento foram autorizados oito repasses.

Os Beneficiários deverão perfurar e instalar os poços artesianos no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da Lei que os autorizou. Para receber o auxílio os beneficiários deverão apresentar à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a(s) nota(as) fiscal(is) comprovando a efetiva perfuração e instalação dos poços artesianos, sendo que a instalação é requisito necessário para o recebimento. A própria Secretaria, através de laudo de vistoria, constatará a efetiva instalação e funcionamento dos poços artesianos.

A concessão do auxílio somente ocorre após a firmatura de Termo de Compromisso, no qual os Beneficiários devem se comprometer em permanecer ininterruptamente com a atividade rural exercida, conforme requerimento de solicitação do auxílio, pelo prazo mínimo de 10 (dez) anos, sob pena de devolução integral do recurso recebido, devidamente atualizado pela taxa Selic.

Com essas ações emergenciais, busca-se amenizar os prejuízos causados pela falta de água. Sempre é bom lembrar a importância de economizar e evitar o desperdício.