O Prefeito Municipal e Presidente do Consisa, Marcos José Scorsatto apresentou durante assembleia realizada no Estrela Palace Hotel, em Estrela, na manhã desta terça-feira (28), o orçamento do Consórcio para 2022, no valor total de R$ 32.339.357,08, significando um aumento de 9,26% em relação ao orçamento de 2021. Os valores foram aprovados pelos participantes. Durante o encontro, o consórcio também oficializou a participação do município de Bom Retiro do Sul, Putinga e Relvado no atendimento do SAMU, a partir do ano que vem.

De acordo com o Presidente Marcos, o encontro também teve como objetivo discutir assuntos sobre a nova contribuição dos municípios aos consórcio para o ano de 2022 e assuntos gerais do consórcio, entre eles, as novas licitações públicas que serão feitas no decorrer do exercício e também para 2022, novos credenciamentos, apresentação de dados referente as empresas credenciadas junto ao consórcio para prestação de serviços aos municípios. Também, foi informado aos 40 municípios sócios a ampliação de atendimento por parte do consórcio principalmente na área de licitações públicas.

O presidente ainda falou sobre o período difícil da pandemia, principalmente na área da saúde, mas que agora o Vale do Taquari vive um cenário mais otimista, pois “gradativamente, estamos voltando ao normal das atividades. O consórcio teve várias assembleias online e agora estamos fazendo presencial. Acho que cada município precisa ir retornando aos poucos e ir avançando em suas atividades”.

O evento contou com a presença da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, a qual conversou com os Prefeitos, levando a conhecimento os novos programas que o Estado está desenvolvendo na área da saúde e renovando cada vez mais o apoio e a parceria com os consórcios públicos do Estado e com o Consisa. Também foi realizada a assembleia geral do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) das regiões 29 e 30.

Na oportunidade foi entregue uma pauta para a Secretária Estadual da Saúde referente à reivindicações que o consórcio possui em prol dos municípios do Vale do Taquari que compõem o consórcio.