Ocorreu no dia 29 de Dezembro de 2020, às 09h, na sede da Associação Gaúcha de Municípios, em Porto Alegre, a Assembleia Geral Ordinária da AGM, tendo como pauta principal a eleição para gestão 2021-2023.

Marcos José Scorsatto, Prefeito Municipal de Itapuca, foi eleito para assumir o cargo de Presidente da Associação. De acordo com o Prefeito “Em tempos difíceis, de mudanças climáticas, como estiagem, enxurradas, chuva de granizo, ainda nos encontramos em uma pandemia, sem previsão de quando vai acabar, por isso precisamos estar unidos, firmes e atuantes”, declarou.

O Prefeito Municipal está levando o nome de Itapuca a um importante cargo, assumindo o trabalho conjunto e a defesa de todos os municípios do Rio Grande do Sul.

A Entidade

A Associação Gaúcha de Municípios  – AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal. A AGM está localizada estrategicamente em frente a Assembleia e do Palácio do Governo, na Praça Marechal Deodoro. A lei estadual n° 12.368 de 10 de novembro de 2005 reconhece a nossa entidade como órgão de representação dos municípios, garantindo assento nos diversos conselhos estaduais existentes na estrutura do Estado.

Fundada em julho de 1993, em seus 20 anos de existência, a AGM consolidou-se e expandiu os seus serviços oferecendo uma contrapartida aos municípios associados condizente com suas necessidades. Assim, estruturou uma assessoria jurídica inteiramente gratuita visando garantir aos prefeitos associados ampla defesa junto ao Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos. Após o término do mandato o ex-prefeito, que foi filiado, terá o mesmo atendimento jurídico de quando associado.