MARÇO, MÊS ESPECIAL PARA AS MULHERES DO SORRISO FEMININO

O CRAS de Itapuca, busca promover o convívio e o fortalecimento de vínculos, através de atendimentos e acompanhamentos com trabalhos em grupos e individuais, desta forma vem  realizando diversos projetos para atender e acompanhar a comunidade Itapuquense.

O projeto SORRISO FEMININO, é um desses trabalhos, e é destinado as Mulheres do nosso município, visando trabalhar o empoderamento feminino e o autoconhecimento, que são fundamentais para desenvolver o amor por si mesma.

E como março é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, mais especificamente no dia 08, o tema trabalhado nos encontros foi totalmente direcionado a elas, onde falou-se  principalmente sobre o feminicídio (violência contra mulher), o qual cresce alarmantemente a cada ano e 2019 está chamando a atenção por tantos casos já acontecidos.

Para o desenvolvimento deste trabalho no mês de março,  realizou-se uma parceria entre  a Administração Municipal – Secretaria de Assistência Social e Agência Sicredi de Itapuca, a qual possibilitou a vinda da Dra Cristiane Nischespois, Advogada em Arvorezinha, participando de todos os encontros nas comunidades e sede, falando sobre o crescimento da violência doméstica e especialmente o feminicídio, com o tema “Violência contra Mulher não tem desculpas, tem Lei”. Dando o enfoque de que a violência não possui cara específica, ela atinge todas as camadas da sociedade. Alertando as mulheres de que nenhum tipo de violência pode ser tolerado, devendo, qualquer ato neste sentido ser denunciado.

Durante os encontros, as mulheres puderam assistir o curta metragem “Vida Maria” que fala sobre a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias, suas filhas, netas e bisnetas.

Também foi abordado, pela Assistente Social do Cras, Rosangela Craco Reck, o assunto Empoderamento Feminino, que é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos.

As atividades foram  realizadas como uma roda de conversa, oportunizando a participação de todas, seja com questionamentos, exemplos, vivências…

Ao final foi realizada a Dinâmica do Copo Descartável, que é bastante reflexiva, a qual  possibilita a percepção onde estão as falhas vividas no dia a dia incentivando a mudança. Para esta prática, foram feitas 7 perguntas, as quais quando a resposta  era sim, elas rasgavam o copo, quando era não, não rasgavam o copo. Em seguida foi colocado agua dentro dos copos onde os mais rasgados a agua caia, possibilitando assim, uma reflexão daquilo que precisa ser mudado e que pode e deve ser mudado.

E para encerrar as atividades da tarde, de mãos dadas se ouvia e cantava a música “Mulher Vitoriosa” e após entregávamos um botão de rosa como forma de homenagear pela passagem do dia da mulher. Em seguida confraternizávamos com um lanche partilhado por todas.

Em todos os encontros contamos com a presença da colaboradora do Sicredi, agência de Itapuca Camila Scorsatto, que falava sobre a disposição da agência em ser parceira nos projetos e tudo que for de interesse da comunidade.

Acredito que alcançamos nossos objetivos, que era de instigar as mulheres a repensarem seus papéis em casa e na sociedade, com estímulo para resgatarem o seu valor e sua auto estima, repelindo todo tipo de violência.

Fica o convite para as mulheres que ainda não fazem parte do Sorriso Feminino, que venham se juntar a nós. Os encontros acontecem mensalmente em cada comunidade e sede e levamos os mais variados assuntos para serem debatidos, além de muita diversão e alegria através de jogos, brincadeiras, músicas… Faça parte deste Projeto!