Na última sexta-feira, dia 17 de julho, 15 jovens itapuquenses que completaram ou irão completar 18 anos no ano de 2015 estiveram participando da solenidade de juramento à bandeira nacional e foram dispensados do serviço militar.
O juramento, que aconteceu no Ginásio Municipal, contou com a participação do prefeito municipal, Airton Scorsatto, Capitão da Brigada Militar Sargento Portalupi, e delegado da 11ª Delegacia de Serviço Militar Tenente César Luiz Oliveira Viegas.
No final da cerimônia, os jovens receberam seus certificados de dispensa do serviço militar. Sem o certificado os jovens de sexo masculino não podem emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos públicos.