No dia 17 de outubro, o município de Itapuca declarou situação anormal caracterizada como “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” em toda área urbana e rural do município, através do Decreto 52/2019, devido a uma forte chuva de granizo o que causou grande número de destelhamento de casas.

Em função do evento adverso, houve prejuízos materiais expressivos para o município, pois acarretou danos na infraestrutura pública, no setor da economia privada, na pecuária e agricultura.

De acordo com declaração da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento atingiu em torno de 250 famílias. Para tanto o poder público municipal organizou uma central de informações e disponibilizou todos os recursos materiais e humanos de forma a mitigar os prejuízos e danos decorrente da chuva de granizo, em cumprimento ao que dispõe o Plano de Proteção e Defesa Civil local, tendo o COMPDEC agido de forma a dar uma resposta imediata ao desastre.