O Município de Itapuca decretou na manhã de hoje, 07, Situação de Emergência devido à Estiagem, aguardando agora, a homologação Estadual.

“Estamos enfrentando um longo período de escassez hídrica, com volumes pluviométricos muito abaixo das médias históricas para a região, fato este que teve seu início em 10 de outubro de 2021, se prolongando até os dias de hoje, com tendências ainda para agravamento futuro”, comenta o Prefeito Marcos José Scorsatto, e continua, “o Poder Público Municipal disponibiliza todos os recursos materiais e humanos de forma a mitigar os prejuízos e danos decorrentes da estiagem, mas necessitamos buscar auxílio para a população atingida através dos programas desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, como a renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, necessitamos também, que todos colaborem e economizem água, pois a situação ainda vai piorar”.

Os levantamentos feitos pela Secretaria de Agricultura e Emater apontam que esta situação anormal, causada pela estiagem prolongada, afetou de forma direta a economia do município. “São expressivos os prejuízos decorrentes da estiagem, nas culturas de milho, soja, fumo e na produção da bacia leiteira, além da escassez de água que é sentida fortemente na zona rural, pois açudes, córregos e riachos estão com níveis de água bem abaixo do normal, já se faz necessário o transporte de água para o consumo humano e de animais. Finaliza o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Filipe Caproski.