O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Itapuca, encontra-se ofertando diversos serviços para a comunidade, entre eles destaca-se o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família, promovendo atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e também às famílias que dele necessitem. É um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Dentre os principais objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

O Programa tem como público prioritário famílias em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, mas, por ser um município de pequeno porte, o CRAS de Itapuca/RS consegue atender crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, independentemente da renda familiar.

Com o propósito de cumprir os objetivos do PAIF, estão sendo desenvolvidas junto aos grupos atendidos no CRAS, rodas de conversa, as quais possibilitam o diálogo e a troca de experiências entre os participantes. São abordados temas relevantes a cada grupo específico e são ofertadas também as oficinas de artesanato, onde são desenvolvidos trabalhos manuais os quais despertam a criatividade e as habilidades de cada participante.

Segundo as profissionais responsáveis pelas atividades, essas rodas de conversa e os trabalhos manuais são necessários, pois possibilitam os trabalhos em grupos, a socialização e o fortalecimento das relações familiares e comunitárias.

 

Deixe uma resposta