A aquisição de uma casa própria é um sonho de todos os cidadãos. Não importa o tamanho e a característica, a compra do imóvel é considerada uma das mais importantes conquistas na vida.
Entretanto, em alguns casos, a casa não acaba sendo sinônimo de segurança e se torna um local vulnerável, oferecendo riscos a toda família. Dificuldades socioeconômicas estão diretamente relacionadas a estes problemas.
Diante disso, a Administração Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Projeto Habitação não medem esforços para suprir as necessidades das famílias carentes do município de Itapuca.
No último ano, o Conselho de Assistência Social do município esteve visitando algumas residências, diagnosticando as necessidades de cada uma. “Foram classificadas 20 famílias, o Conselho de Assistência Social notou que a necessidade destas era ter um banheiro em casa”, comentou o prefeito municipal Airton Scorsatto.
Destas 20, apenas 10 foram contempladas neste primeiro momento.
No fim de 2014, cinco famílias já estão usando seus banheiros, os demais serão construídos nos próximos dias.
“O recurso veio apenas para 10 famílias, porém estamos com o projeto pronto e queremos fazer o possível para conseguir o recurso para as outras 10 famílias, que também necessitam deste benefício”, salientou Scorsatto.
O valor total do investimento é de R$ 49,4 mil, sendo R$ 38 mil do Governo Estadual e R$ 11,4 mil de contrapartida do município.
Um dos contemplados com o banheiro é Claudir Cichelero Borsatto, da Linha Capinzal. Borsatto destaca a importância da nova estrutura física junto à residência. “Há mais de três anos não temos banheiro em casa, fazíamos tudo aqui nos arredores da casa. Eu tenho problemas de saúde em casa e com essa dificuldade os meus problemas estavam se agravando cada vez mais, pois não posso sair no frio e nem na chuva”, salientou.