ESCOLA REALIZA PROJETO DE CRIAÇÃO DA BANDEIRA PARA A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO CLAUDIR CAPROSKI

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski, com o intuito de envolver toda comunidade escolar desenvolveu no decorrer dos meses de março e abril um projeto com vários trabalhos em relação a Criação da Bandeira para a escola, visto que até o momento a mesma não possui símbolo que a represente. Num primeiro momento foi colocado a proposta aos alunos, sendo estes de 6° ao 9° ano, através de slides com depoimentos sobre a história de vida de João Claudir Caproski, bem como, regulamentos do concurso, normas, modelos de bandeiras de outras escolas e esclarecimentos em geral. Este projeto obteve a participação e envolvimento de todos os professores do 6° a 9° ano, bem como da Equipe Diretiva e Coordenação Escolar.

O Trabalho consistia na produção de um desenho representando a bandeira da escola e também um texto explicativo referente aos símbolos e cores apresentados na mesma.

No dia 25 de abril reuniram-se na sede da escola a comissão julgadora, composta pelo Vice-Prefeito Municipal: Delavir Scorsatto, Representante da Secretaria de Educação e Esporte: Sinara Fachini, Secretaria de Assistência Social: Adriane N. Scorsatto, Gerente do Sicredi de Itapuca: Luiz Bedin, Representante do CPM: Daiane Guerra de Lima, Representante dos Professores: Vice-diretor: Ademir Formagini, Representante dos alunos: Caroline da Costa Elias, Diretora da Escola de Educação Infantil Pingo de Gente: Lucimone Scorsatto Borges, Familiar do Homenageado (João Claudir Caproski): Leandro Caproski, para realizar a escolha do trabalho vencedor. Sendo que o trabalho foi realizado pela aluna Leticia Caproski do 9° ano. A mesma recebeu como premiação um troféu patrocinado pela escola, o valor de R$ 200,00 na poupança no Banco Sicredi, patrocinado pela agência bancária do município e mais 200,00 doado por Leando Caproski (filho do homenageado).

O trabalho vencedor, bem como os demais trabalhos serão expostos no mural da escola para apreciação de toda comunidade escolar.

O brasão da bandeira escolhida será feito a produção gráfica e utilizado como logotipo da escola, a partir desta data.

Pode-se concluir que os objetivos deste projeto foram alcançados, em relação a participação, empenho, envolvimento de todos os membros da comunidade escolar, assim obtendo resultado satisfatório.

O texto escolhido foi:

Bandeira João Claudir Caproski

“Minha bandeira é em homenagem a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski, ao senhor João Claudir Caproski e também ao nosso município.

O braço forte desenhado na bandeira foi escolhido como logotipo devido o nome de João Claudir Caproski, pois ele foi um homem trabalhador, desde criança ajudava seu pai na lavoura, depois de casado continuou, mais tarde foi vereador no nosso município, também foi sócio de um açougue onde adorava trabalhar. Dando certo o serviço ele foi morar em Nova Alvorada e aprimorou o negócio, porém nem tudo deu certo depois que ele foi morar naquela cidade. Em uma tarde de domingo viu uma de suas empregadas do açougue se afogando e mesmo sem saber nadar ele pulou no rio para salvá-la, todavia nem um dos dois conseguiu sobreviver.

As cores colocadas na bandeira foram: verde, amarelo, azul, marrom e branco.

O verde significa as florestas de Itapuca onde também a maior renda é a agricultura. O amarelo é em homenagem ao Senhor João Claudir Caproski, pois ele era uma pessoa muito alegre e divertido, também é a cor da bandeira do Brasil a nossa nação. O azul representa a escola que deve ser construída com muita harmonia, tranquilidade e que as coisas sejam resolvidas, e também é a cor do nosso céu. O marrom é considerado a cor da terra do nosso município onde Caproski trabalhou a maior parte de sua vida junto com sua família e a simplicidade da vida de João Claudir Caproski. O branco representa paz e pureza que deve ter em uma escola.

Portanto, essa bandeira juntamente com o brasão mostra que necessitamos de uma escola boa como a nossa para termos no futuro pessoas com valorosas, dignas e respeitadoras.