Produtor investiu mais de R$ 150 mil na atividade leiteira

 

Motivados pela boa rentabilidade e pelo fácil manejo da atividade leiteira, o casal Adilson de Oliveira e Giovane Casagrande de Borba, da comunidade de Linha Oitava Miotto, investe, a cerca de dois anos, fortemente na atividade.
Foram mais de R$ 150 mil de investimento com a compra de animais, estábulo, ordenhadeira, trator,  equipamentos agrícolas e outros. “Estamos hoje com um plantel de 12 vacas, sendo 10 em lactação, produzindo em média cinco mil litros de leite ao mês. Como estamos bastante satisfeitos com o resultado que estamos obtendo, iremos adquirir nos próximos dias mais 17 animais”, contou o casal, entusiasmado.
A intenção de Adilson e Giovane é abandonar a fumicultura e continuar investindo na bacia leiteira. “Com o fumo obtemos renda uma vez ao ano, já com o gado leiteiro temos uma renda garantida todo mês, isso nos motiva a investirmos cada vez mais”, comentou Adilson.
Além da pretensão de fazer novos investimentos, Adilson está buscando se qualificar na atividade e até o final do ano pretende apostar no sistema de inseminação sexada (técnica que é possível escolher o sexo do bezerro antes mesmo da gestação ou da produção do embrião). “Depois que me qualificar nesse novo sistema, minha pretensão é prestar este mesmo trabalho para outros produtores”, afirmou.
Administração
incentiva o setor leiteiro
Hoje mais de 100 produtores estão apostando na atividade leiteira no município e para que eles permaneçam investindo, a Administração Municipal vem repassando diversos auxílios. Dentre eles estão horas máquinas para produção de silagem, sendo duas horas por ano ao produtor que tem uma produção de até 10 mil litros de leite; três horas por ano para cada 10,1 mil até 20 mil litros; quatro horas por ano para cada 20,1 mil a 30 mil litros de leite e cinco horas por ano para mais de 30,1 mil litros de leite, ao produtor que vende sua produção com o Talão de produtor. Também são repassados auxílios para limpeza de vala para silagem e está à disposição do produtor toda a patrulha agrícola da Secretaria de Agricultura para a produção e preparo da silagem. “Hoje dispomos de trator, ensiladeira e carretão para dar suporte ao produtor, para que ele possa melhorar a sua renda e para que permaneça no setor, que é o único que traz renda mensal ao produtor”, comentou o secretário da Agricultura, José Paulo Pancotte.
Para receber os auxílios, os produtores de leite devem procurar a Secretaria de Agricultura e atualizar seus cadastros, fazendo a revisão do Talão do Produtor. “Queremos continuar incentivando a atividade leiteria, pois além de gerar renda ao produtor, também gera retorno ao município”, destacou Pancotte.

Deixe uma resposta