A comemoração da independência do Brasil ocorreu no dia 6 de setembro com início a 1:30 da tarde de quinta-feira em Itapuca, as comemorações deste ano tiveram como tema municipal “Escola, família e comunidade: todos por uma Cultura de Paz.” O evento contou com a presença das escolas municipais, escola estadual, grupo da 3ª Idade de Itapuca “Recordar é Viver” e público em geral.

A abertura da programação da tarde de apresentações iniciou-se com pronunciamento das autoridades presentes, logo após, para abrir as apresentações houve o desfile da Banda Marcial de Soledade, dando a continuidade do evento, as escolas presentes apresentaram-se, somando ao todo dezenove apresentações, realizadas por alunos desde o primário até o final do ensino fundamental, este ano também contou com a apresentação do grupo da 3ª Idade de Itapuca “Recordar é Viver” que encantaram o público presente.