O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está oferecendo diversos serviços para a comunidade, entre eles o Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), que promove atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e também às famílias que dele necessitem. O PAIF é um trabalho de caráter que visa fortalecer a função de proteção das famílias no município, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Dentre os principais objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família, a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias, a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócios assistenciais, e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
Por ser um município de pequeno porte, o CRAS de Itapuca consegue atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente da renda.
Com o propósito de cumprir os objetivos do PAIF, estão sendo desenvolvidas junto aos grupos atendidos no CRAS, rodas de conversa onde a assistente social Rosangela Craco Reck e a psicóloga Simone Pompermayer, possibilitam o diálogo e a troca de experiências entre os participantes. São abordados temas relevantes a cada grupo específico, dentre eles: o que é assistência social; o que é CRAS e os serviços nele ofertados; violência física e verbal; sexualidade na adolescência; gravidez na adolescência; drogas; autoestima; convívio familiar e comunitário entre outros. As oficinas de artesanato complementam as atividades de orientação, através do desenvolvimento de trabalhos manuais.
Segundo as profissionais, essas rodas de conversa são necessárias, pois possibilitam o trabalho em grupo, a socialização e o fortalecimento das relações familiares e comunitárias.

 

 

Deixe uma resposta