O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itapuca é referência no município e em toda a região, promovendo serviços e atividade para toda a população.
No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Com esta finalidade, o CRAS proporciona à população itapuquense diversas oficinas de artesanato, tricô, crochê, bordado, pintura e patchwork. Os encontros, ministrados pela artesã Zélia Daniela Sanson, são realizados diariamente, atendendo cerca de 50 pessoas ao todo.
Além das oficinas proporcionarem mais conhecimentos, também fazem com que as integrantes possam ter uma renda extra, produzindo em casa o que aprendem nos encontros.
Além do PAIF, o CRAS oferece também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende a toda a família, desde as crianças até os idosos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos previne a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, oportunizando o acesso às informações sobre direitos, deveres e participação cidadã.
No município de Itapuca, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são atendidas mais de 200 pessoas em grupos na cidade e no interior. Os atendimentos são prestados por toda a equipe do CRAS. “Atualmente contamos com um quadro de profissionais completo, prestando assim qualidade nos atendimentos à população itapuquense, e atingindo a demanda do município”, destacou a coordenadora do CRAS, Grazieli Taborda. Hoje o CRAS conta com 13 grupos sendo crianças e adolescentes com idades de zero a 17 anos e idosos.
Ao finalizar, Grazieli destaca que as pessoas interessadas em participar dos grupos podem se inscrever no CRAS. “A política pública de assistência social é destinada à população que dela necessitar, sendo assim, salientamos para que os interessados em participar das atividades do CRAS venham manifestar sua necessidade junto a unidade” finalizou.

 

Veja quais são os grupos
Grupo Aprendizes do Campo, com crianças de seis a nove anos da Linha Araponga. É atendido pela psicóloga Simone Pompermayer e pela educadora física Laiana Dassi.
Grupo Criança Feliz, com crianças de seis a 15 anos, do Campo Bonito. Atendido pela psicopedagoga Letícia Caron.
Grupo Estimular é Crescer, com crianças de zero a seis anos. Atendido pela psicóloga Bianca Castro e educadora física Laiana Dassi.
Grupo Arco Íris do Saber, com os PCD’S. Atendido pela psicopedagoga Letícia Caron, educadora física Laiana Dassi e psicóloga Bianca Castro.
Grupo Meninas Estreladas, com crianças de seis a 15 anos. Atendido pela educadora física Laiana Dassi.
Grupo Educar para Transformar, com crianças de zero a seis anos. Atendido pela psicopedagoga Letícia Caron e educadora física Laiana Dassi.
Grupo Força do Saber, com adolescentes de 12 a 15 anos. Atendido pela assistente social Rosângela Craco Reck, educadora física Laiana Dassi, psicólogas Simone Pompermayer e Bianca Castro.
Grupo Semeadores Mirins, com adolescentes de 12 a 15 anos. Atendido pela assistente social Rosângela Craco Reck, educadora física Laiana Dassi e psicólogas Simone Pompermayer e Bianca Castro.
Grupo Aprendizes, com adolescentes de 12 a 15 anos. Atendido pela assistente social Rosângela Craco Reck, educadora física Laiana Dassi e psicólogas Simone Pompermayer e Bianca Castro.
Grupo Em Busca do Saber, com adolescentes de 15 a 17 anos. Atendido pela assistente social Rosângela Craco Reck, educadora física Laiana Dassi e psicólogas Simone Pompermayer e Bianca Castro.
Grupo de Convivência do Idoso. Atendido pela assistente social Rosângela Craco Reck, educadora física Laiana Dassi e psicólogas Simone Pompermayer e Bianca Castro.
Grupo Pinguinho de Gente, com crianças de seis a nove anos. Atendido pela psicopedagoga Letícia Caron e psicóloga Bianca Castro.
Grupo Mundo Encantado, com crianças de seis a nove anos. Atendido pela psicopedagoga Letícia Caron e psicóloga Bianca Castro.

Deixe uma resposta