Outubro Rosa

À tarde de sexta-feira, dia 31, foi de alegria e descontração a dezenas de mulheres que participaram do encerramento das atividades do Outubro Rosa.
O encontro, que ocorreu no Salão Paroquial, iniciou às 13h30min, com o pronunciamento das autoridades. Após, a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Arvorezinha, Cristiane Nischespois falou sobre o trabalho da entidade. Em seguida, a assistente social Sônia Baldiserra vestiu-se de mulher maravilha e palestrou sobre autoestima. Ao encerrar o seu pronunciamento, a enfermeira Camila Macedo e a doutora Idania Iraida Diáz Hernández explicaram como fazer o autoexame das mamas.
As 10 mulheres que fazem parte do Grupo das Vitoriosas e que já tiveram diagnóstico positivo do Câncer receberam uma coroa cor de rosa e um mimo e passaram um vídeo contando suas histórias de vida. Ao encerrar as atividades, a proprietária da Academia Saúde Total, Veridiana Zanella, realizou atividades físicas com as participantes. Ao final do evento, cada mulher recebeu um brinde.
A secretária da Saúde, Marilde Zanette avalia o mês de outubro positivamente, ressaltando que a programação foi um sucesso. “Nosso objetivo foi de conscientizar um número expressivo de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao Câncer de Mama. Em todas as palestras realizadas durante o mês com este foco tivemos a participação de diversas mulheres das comunidades e o encerramento foi um sucesso”, comentou, agradecendo a todos que se envolveram na programação do Outubro Rosa.
O prefeito municipal, Airton Scorsatto, agradeceu a participação de todas as mulheres e a colaboração das equipes envolvidas durante o mês com as atividades. “Tivemos um mês repleto de atividades sobre prevenção do câncer de Mama, as participantes adquiriram conhecimento sobre a doença. Isso para nós é muito importante, pois nosso foco é trabalhar com a prevenção”, ressaltou Scorsatto.